No Brasil, o Artigo nº207 da Constituição Federal determina que o funcionamento de uma universidade deve ser baseado num tripé indissociável: ensino, pesquisa e extensão.
O envolvimento dos estudantes com a pesquisa permite que eles desenvolvam um pensamento científico e um raciocínio mais crítico. Isso é importante para que eles consigam identificar problemas, propor soluções e executar projetos de forma mais segura e eficiente.
Dessa forma, o MIESPERANZA contribui para a formação de profissionais mais críticos e melhor preparados para os desafios da vida longe das salas de aula.
O tripé universitário também foi criado visando incentivar as instituições de ensino superior a desempenhar um papel social, solidário e cultural para a sociedade.
Por isso é importante que as atividades realizadas no ambiente acadêmico possam contribuir de alguma forma com a comunidade. E isso pode ser feito de várias formas, inclusive através do investimento em estudos que revelem soluções de problemas que afetam as pessoas em geral.
Sendo assim, podemos dizer que a pesquisa no MIESPERANZA é importante porque auxilia na formação dos estudantes e ainda responde uma demanda da sociedade
Importância da Pesquisa Científica na Escola
Experiência
Há, atualmente, uma tendência mundial em desacreditar a ciência e seus avanços, o que contamina a percepção e confiança da opinião pública e até de lideranças políticas. No entanto, é inegável o extraordinário avanço na qualidade de vida e no bem-estar da sociedade, hoje beneficiária de tecnologias de alto grau de sofisticação.
O século 21 está sendo chamado e reconhecido como o século da informação e do conhecimento científico. É imprescindível estabelecer a importância da ciência e, ao mesmo tempo, reconhecer seu alcance sempre limitado. O avanço científico é inesgotável. E não há solução para os problemas de uma comunidade que não passe pelo avanço do conhecimento. Igualmente, é crescente a responsabilidade da ciência e dos cientistas.
O conhecimento científico é acumulativo e deve ser sempre submetido a verificações para sua validação. Não pode haver receio em recuar sempre que correções se mostrem necessárias. Não há compromisso com o erro e só o conhecimento assegurado pode ser parte do acervo científico. Com esse espírito, a ciência tem avançado de forma sistemática desde, pelo menos, o estabelecimento do método científico no século 17.
Para isso, a liberdade de pesquisa deve ser um requisito básico e fundamental assegurado a todas as disciplinas e áreas do conhecimento e sua divulgação deve ser garantida, incrementando o patrimônio do conhecimento.
Deve ser assegurada a disseminação do conhecimento produzido, reportado sem censuras, embora sempre limitada pelas condições éticas e leis sociais estabelecidas.
Pesquisadores Institucionais
O programa de Pesquisadores Institucionais, tem por objetivo permitir que pesquisadores experientes, vinculados ou não a instituição, possam colaborar com a pesquisa científica do MIESPERANZA.
Pesquisadores Institucionais (Colegiado de Doutores): Dr. Carlos Alberto de Souza Silva/MT; Dr. Walter Cácio da Costa/MT, Dr. Zilmar Ferreira Freitas/ES, Dra. Fernanda Luiza da Silva Dolabella/MG, Dr. Jorge Luiz dos Santos Nascimento/RJ Dr. Cristiano Alves Rodrigues da Silva/MG, Dra. Simone Aparecida Cardoso Reis/MG, Prof. Dr. Antônio César da Costa Santos/PB
Produção Intelectual Revista Cientifica Miesperanza
O Portal do MIESPERANZA CIENTIFICA abriga as revistas científicas eletrônicas produzidas no âmbito da Sociedade Psicanalitica Miesperanza e da Miesperanza International University, de modo a garantir maior visibilidade da Produção Científica. É uma iniciativa institucional, alinhada aos princípios do Acesso Aberto. Possui como objetivo promover o acesso, a visibilidade, a segurança e o suporte aos editores dos periódicos científicos acerca dos temas relacionados a PSICANALISE, PSICOLOGIA E SAUDE MENTAL em geral. As revistas científicas são publicações periódicas, que se dedicam exclusivamente às investigações científicas, Ou seja: as publicações das revistas científicas são conteúdos que se relacionam à ciência e às pesquisas científicas. VISITE O SITE DA REVISTA CIENTIFICA MIESPERANZA
Projeto ALA DO MEL (em parceria Pea Unesco RJ)
O Projeto Ala do Mel, está levando a Reserva Florestal do Grajaú, Mais de três mil abelhas nativas , sem ferrão para “ trabalharem” na polinização da região, recuperando a mata e a vegetação da circunvizinhança!
Como escola Integrante da Rede Pea Unesco, que abraçou esta causa, O MIESPERANZA INTERNATIONAL UNIVERSITY faz parte do grupo de escolas do Rio de Janeiro que patrocinam a iniciativa. A “Ala do mel”,no Parque do Grajaú, foi inaugurado no dia 20 de maio de 2023, Dia mundial das abelhas.