Mensagem do Reitor
Seja bem-vindo(a) ao Portal Miesperanza, o canal de relacionamento com alunos, ex-alunos e demais interessados no Miesperanza International University!
Por meio dele, será possível acessar uma série de benefícios que preparamos como uma forma de demonstrar nosso agradecimento por sua escolha pelo Miesperanza e nosso carinho pelos momentos que partilhamos.
O Miesperanza International University é um espaço de aprendizado qualificado, no qual vocês terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências.
Nossa instituição está empenhada em oferecer uma formação que valorize não apenas o conhecimento teórico, mas também a vivência prática, a capacidade crítica e o posicionamento ético.
O Miesperanza está consolidado sobre os pilares do ensino, pesquisa, extensão e inovação. Aqui, vocês encontrarão docentes qualificados, pesquisadores e técnicos que atuarão como facilitadores em sua vivência acadêmica. Busquem conhecer todas as oportunidades que a universidade tem a oferecer. Conheçam nosso campus, as unidades espalhadas pelo mundo, nossa proposta e os serviços colocados à sua disposição.
Sabemos que os tempos atuais são desafiadores para a Educação no Brasil, particularmente para as Instituições de Ensino Superior. Tal cenário nos exige um compromisso ainda maior no sentido de pensar novas formas de atuação, através de experiências mobilizadoras, capazes de estreitar vínculos entre a comunidade universitária e a sociedade.
Queremos que nossa Instituição seja sempre uma segunda casa para você, um espaço de acolhimento, de construção de vínculos e de desenvolvimento profissional e pessoal.
Nós somos uma grande família!
Dr. Zilmar Ferreira Freitas, PDH em Filosofia, doutor em Psicanalise, Psicanalista, Pedagogo e Psicopedagogo
Conselho Diretor
DR ZILMAR F FREITAS, Diretor Presidente – Reitor
DR. SIMONE APARECIDA C REIS, Vice Presidente
DRhC. MATHEUS SOARES SCARAMUSSA, Diretor Executivo
DR JORGE LUIZ SANTOS NASCIMENTO, Diretor de Formação
DRA FERNANDA LUIZA DA S. DOLABELLA DA COSTA, Diretora Pedagógica
MR CARLOS DANIEL KOPPE HEMERLY, Assistente do Diretor
DRA FABIANA DE LIMA, Assessora Jurídica
DR CRISTIANO A.RODRIGUES DA SILVA, Conselheiro
DR TOMOHAROU UEOKA JUNIOR, Conselheiro
DR EUGERSON A. NETO, Conselheiro
DR FRANCIS B. OLIVEIRA, Conselheiro
DR. MARLON L NASCIMENTO, Conselheiro
DR JEAN YVES MÉTAYER ROBBES, Representante Internacional
Polos Estratégicos
Rede PEA UNESCO
O Programa das Escolas Associadas (PEA) é o braço da UNESCO nas escolas de todo o mundo. Criada em 1953, a Rede PEA UNESCO une 11,7 mil escolas de 183 países em torno de princípios difundidos pela UNESCO, entre eles o de construir a cultura da paz, promover a educação para o desenvolvimento sustentável e formar gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global.
Desde 2008, o MIESPERANZA foi credenciado na parceria com a Rede PEA UNESCO, considerada a segunda maior rede do planeta. Uma escola associada à UNESCO se caracteriza como um laboratório de ideias, que promove novas abordagens de ensino e aprendizagem baseadas nos temas e nos valores da UNESCO.
As Unidades de Ensino do Miesperanza são livres para pautar suas ações de acordo com a realidade em que estão inseridas, mas não deixam de seguir as metas para a educação estabelecidas pela UNESCO, atuando em áreas como aprendizagem intercultural, sustentabilidade, cultura da paz e assuntos relacionados às Nações Unidas.
Academic Impact
O MIESPERANZA INTERNATIONAL UNIVERSITY é uma das instituições de ensino superior brasileiras que aderiram à iniciativa Impacto Acadêmico da Organização das Nações Unidas (United Nations Academic Impact – Unai).
A Unai envolve mais de 1,6 mil instituições de ensino superior de mais de 150 países, no apoio e contribuição para a realização dos seus propósitos e princípios, que incluem a promoção e proteção dos direitos humanos, acesso à educação, sustentabilidade e resolução de conflitos.
Desde 2010, foi criada uma rede vibrante e diversificada de estudantes, acadêmicos, cientistas, pesquisadores, instituições de ensino superior, educação continuada e associações educacionais. Estão envolvidas na iniciativa mais de 25 milhões de pessoas nos setores de educação e pesquisa em todo o mundo, representando uma diversidade global de regiões e uma riqueza temática de disciplinas.
Segundo a ONU, o trabalho dessas instituições é vital para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pois servem como incubadoras de novas ideias e soluções para os muitos desafios globais enfrentados. O Impacto Acadêmico das Nações Unidas fornece o vínculo integral com essas partes interessadas para garantir que a comunidade internacional aproveite a energia e a inovação dos jovens e da comunidade de pesquisa a serviço da humanidade. Os dez princípios básicos da Unai são:
Enfrentando a Pobreza – Um compromisso de abordar questões de pobreza por meio da educação;
Capacitação – Um compromisso com a capacitação em sistemas de ensino superior em todo o mundo;
Educação para Todos – Um compromisso com oportunidades educacionais para todas as pessoas, independentemente de gênero, raça, religião ou etnia;
Cidadania Global – Um compromisso de encorajar a cidadania global através da educação;
Acesso ao Ensino Superior – Um compromisso com a oportunidade de todos os indivíduos interessados adquirirem as habilidades e conhecimentos necessários para a prossecução do ensino superior;
Direitos humanos – Um compromisso com os direitos humanos, entre eles a liberdade de investigação, opinião e expressão;
Diálogo Intercultural – Compromisso em promover o diálogo e entendimento intercultural, e o “desaprendizado” da intolerância por meio da educação;
Paz e Resolução de Conflitos – Um compromisso com o avanço da paz e resolução de conflitos através da educação;
Sustentabilidade – Compromisso com a promoção da sustentabilidade por meio da educação; e Carta das Nações Unidas – Um compromisso com os princípios inerentes à Carta das Nações Unidas.
A Unai ajuda as partes interessadas a esse respeito, divulgando informações sobre as suas iniciativas e atividades, fornecendo ideias sobre como essas atividades podem ser aplicadas em nível local nos câmpus universitários, nas salas de aula e nas comunidades e fornecendo uma plataforma onde estudantes universitários, acadêmicos e pesquisadores pode conectar e compartilhar ideias, pesquisas e recursos para promover diversos projetos.