Miesperanza Pelo Mundo

A maioria dos programas de bolsa para o exterior são voltados para a pós-graduação. A explicação é simples: as organizações de fomento têm como objetivo aprimorar os conhecimentos de profissionais ou professores para que estes voltem ao Brasil e divulguem o aprendizado adquirido lá fora. Vale a pena também entrar em contato com a embaixada do país onde você pretende estudar. Lá é possível obter informações sobre programas governamentais esporádicos. 

Programas de Intercâmbio

Agência espanhola de cooperação internacional 
http://www.aeci.es/ 
Concede bolsas para doutorado, mestrado e cursos de especialização, de 5 a 12 meses, em instituições da Iberoamérica.

Becas MAE – Bolsas Ministério de Assuntos Exteriores da 
Espanha
http://www.becasmae.es/ 
Bolsas de Pós-Graduação do Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação da Espanha – MAEC- para jovens graduados (e, em alguns programas, estudantes universitários do último curso) estrangeiros e espanhóis. São Bolsas à disposição de cidadãos estrangeiros para realizar estudos na Espanha.

Fundação Carolina 
http://www.fundacioncarolina.es 
Programa Becas Líder – Imersão na Sociedade Espanhola para conhecer e discutir sobre a realidade social, política, cultural e econômica. Os custos de passagem aérea, deslocamentos, alojamento e alimentação são financiados pela Fundação Carolina e pelo Santander Central Hispano.

British Council – Conselho Britânico
http://www.britishcouncil.org.br 
O British Council é a organização internacional oficial do Reino Unido para assuntos culturais e educacionais.

No Brasil, o British Council trabalha com serviços de orientação e informação sobre educação e sistema educacional britânico, bolsas de estudos, cursos de inglês; realização de projetos e pesquisas em parceria com universidades e instituições brasileiras; promoção de eventos em arte e cultura, entre outros.

Programa Chevening 
http://www.britishcouncil.org/br/brasil-education-chevening.htm 
As bolsas são concedidas para um programa formal de estudos de mestrado de até doze meses e não se aplicam a estágio nem pesquisa. Os cursos devem ser diretamente relacionados à area de atuação do candidato e a sua carreira.

Câmara Americana de Comércio
http://www.amcham.com.br/
Mais de 500 pessoas se candidatam a cada bolsa do Amcham-IFP anualmente. O processo de seleção é rigoroso e inclui testes de inglês, entrevistas pessoais, revisão do programa de estudos por especialistas em cada área de bolsas e entrevistas por uma banca examinadora composta de especialistas. A seleção se dá com base na área de estudo pretendido, habilidades da língua inglesa, qualificações acadêmicas e profissionais, e maturidade pessoal.

Associação Alummi / Centro Binacional Brasil-EUA 
http://www.alumni.org.br 
A Associação Alumni é o Centro Binacional Brasil – EUA, fundado em 1961, por um grupo de brasileiros ex-alunos de universidades americanas. Esta organização se dedica a promover o entendimento entre brasileiros e norte-americanos por meio da realização de programas educacionais e culturais.

Comissão Fullbright
http://www.fulbright.org.br
É um programa de intercâmbio educacional e cultural do Governo dos Estados Unidos. Desde 1946 já concedeu cerca de 223.000 bolsas de estudo, pesquisa e docência (aperfeiçoamento, mestrado, doutorado e pós-doutorado) a cidadãos dos Estados Unidos e de outros 150 países participantes, entre eles o Brasil. Apóia e financia intercâmbio e serviços de consultas educacionais em várias áreas de conhecimento, entre elas: Administração, Humanidades, Direito, Ciência, Medicina, Engenharia, Meio Ambiente e Ciências Sociais.

DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico 
http://www.daad.de/rio
Fornece bolsas para graduação-sanduíche, pós-graduação e pós-doutorado para estudos na Alemanha.

Carl Duisberg Brasil S/C Ltda 
http://www.cdgbrasil.com.br/
Aperfeiçoamento profissional, estágios práticos, cursos de alemão na Alemanha, Study Tour e bolsas do governo alemão.


KAAD – Katholischer Akademischer Auslaender-Dienst 
http://www.dsk.de
Bolsas de estudo a estudantes de universidades católicas.

Fundação Friedrich-Ebert
http://www.fes.org.br/Bolsas de pós-graduação em Ciências Sociais – Economia, Sociologia, Ciências Políticas, História, etc. Para pesquisas de curto prazo na União Européia (Bruxelas) ou na Alemanha (Universidade ou Instituto de Pesquisa). 
 

Fundação Friedrich-Naumann
http://www.fnst.org/reda

Education UK
http://www.educationuk.org.br/
Mantido pelo Conselho Britânico, reúne as informações sobre os programas de bolsa oferecidos por várias instituições do Reino Unido ( Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte). Fornece, também, informações completas sobre cursos e custos.

Fundação Estudar 
http://www.estudar.org.br/
Financia estudos no exterior, na área de Administração e Economia, mas apenas para programas incluídos em cursos regulares de graduação ou pós-graduação. O aluno inscrito se compromete a doar para a Fundação 10% de seus vencimentos brutos (incluindo bônus e gratificações), até que chegue ao valor recebido, corrigido monetariamente. Não há cobrança de juros ou qualquer espécie de taxa.

Instituto Camões
http://www.instituto-camoes.pt/
Mantém acordos bilaterais entre universidades e apóia pesquisas na área da Língua e da Cultura Portuguesas, realizadas por pesquisadores que pretendam estudar em Portugal.

JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão 
http://www.jica.org.br/ 
Tem o propósito de desenvolver pesquisas conjuntas entre pesquisadores brasileiros e japoneses. Visa aumentar a capacidade dos pesquisadores e instituições brasileiras e obter resultados de pesquisas que contribuam para o desenvolvimento sócio-econômico do Brasil.

Fundação Konrad Adenauer
http://www.adenauer.com.br 
Fundação Konrad-Adenauer-Stiftung oferece bolsas para estudos de pós-graduação na Alemanha, para estudantes brasileiros de todas as áreas, exceto Medicina, Odontologia e Veterinária. Os candidatos devem ter menos de 30 anos de idade no momento da seleção, ter obtido média mínima de 7,5 nos seus estudos de 2º e 3º graus e, caso existam cursos de mestrado em sua área de especialização no Brasil, ter obtido o título de Mestre com nota A. Além disso, os candidatos devem ter conhecimentos básicos da língua alemã (de preferência, o certificado “Deutsch als Fremdsprache”) e devem poder demonstrar engajamento efetivo na área política ou social.

LASPAU – Academia and Professional Programs for the 
Americans
http://www.laspau.harvard.edu/port-cont.htm
Organização sem fins lucrativos filiada à Universidade de Harvard, planeja, desenvolve e implementa programas de intercâmbio acadêmico e profissional. Concede bolsas para aperfeiçoamento de estudantes, professores, universitários e profissionais em várias áreas do conhecimento, entre elas ciência e tecnologia, ciências humanas e sociais, meio ambiente, agricultura, economia e administração de empresas.

Programa Alßan – Programa de Bolsas de Alto Nível da 
União Europeia para a América Latina 
http://www.programalban.org

O Programa Alßan tem como objetivo principal reforçar a cooperação entre a União Européia e a América Latina na área do Ensino Superior e engloba estudos de pós-graduação e de formação de nível superior para profissionais, futuros quadros daquela região, em instituições ou centros na União Européia.

Erasmus Mundus
http://ec.europa.eu/education/programmes/mundus/
index_en.html
A Comissão Européia – organismo Executivo da União Européia – lançou em 2004 a primeira ação do Programa Erasmus Mundus, que visa restaurar a posição de liderança européia no cenário universitário. A iniciativa prevê a concessão de bolsas para estudantes de todo o mundo freqüentarem mestrado promovidos por consórcios que reúnem 82 universidades européias em 17 diferentes países (sendo 16 países membros da UE – Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e Suécia, além da Noruega).


Rotary Clube
http://www.rotaryint.com.br/
Seu programa de bolsas educacionais, que hoje patrocina diversos tipos de bolsas de graduação e pós-graduação, tem como objetivo a promoção da paz e da compreensão mundial entre povos de diferentes nações. Podem se candidatar às bolsas indivíduos que tiverem completado dois anos de estudos universitário ou experiência profissional equivalente.

Bolsas do Governo Canadense 
http://www.dfait-maeci.gc.ca/brazil
Informações sobre vistos, turismo e educação. Pogramas de bolsas de estudo do Governo Canadense (para a área de Estudos Canadenses abrangendo somente as áreas de ciências sociais e humanas).


STUDY IN CANADA 
http://www.studyincanada.com/english/index.asp
Informações sobre estudos no Canadá.


ABECAN http://www.abecan.com.br/
Associação Brasileira de Estudos Canadenses


CEC – Centro de Educação Canadense 
http://www.cec.org.br/
Informações sobre o sistema de educação, lista de agentes de educação internacional.


J. S. Guggenheim Memorial Foundation 
http://www.gf.org/portug.html 
Programa de bolsas para pesquisa e criação artística. Áreas: Ciências Naturais, Ciências Sociais, Humanidades e Criação Artística. 
  

Old Dominion University 
http://www.odu.edu
Bolsas de estudo para alunos de graduação.


Hubert Humphrey Fellowship  
http://www.iie.org/pgms/hhh 
 Programa de Bolsas de estudo para mestrado e cursos de curta duração, para aperfeiçoamento profissional, em universidades norte-americanas. Áreas: Administração Pública, de Recursos, de Tecnologia; de Saúde Pública; Planejamento Urbano; Planejamento Educacional; Agricultura; Jornalismo; Desenvolvimento Econômico; Finanças;Política e Prevenção ao Abuso de Drogas.

American Association of University Women
(AAUW-Associação Americana de mulheres universitárias)
http://www.aauw.org/fga/fellowships_grants/international.cfm
As bolsas são oferecidas, exclusivamente, para cursos de pós-graduação (especialização profissional, mestrado, doutorado e pós-doutorado). Para o ano acadêmico de 2006-2007, a fundação está concedendo 57 bolsas de estudos para cursos de mestrado (no valor de US$ 18.000), doutorado (US$ 20.000) e pós-doutorado (US$ 30.000).


Finlândia Center for Internacional Mobility
http://www.cimo.fi/
Auxílio para professores universitários e pesquisadores de pós-graduação na Finlândia.


Grécia Fundação Alexander S. Onassis
http://www.onassis.gr 
Programa de concessão de auxílio à pesquisa e de bolsas de estudos educacionais na Grécia. 

Público-alvo: professores doutores, pesquisadores, artistas, alunos de pós-graduação e doutorandos, envolvendo as áreas de Humanas, Ciência Política, Administração Pública e Relações Internacionais, Direito, Economia, Arquitetura e Artes. 
 

Governo Suíço 
http://www.cer.mre.gov.br

Bolsas do Governo Suíço destinadas a candidatos brasileiros para pós-graduação, especialmente doutorado, em diversas áreas. O interessado deve entrar em contato com a Divisão de Cooperação Educacional do Itamaraty.

Agência EduFrance 
http://www.edufrance.fr
Agência que oferece informações sobre graduação e pós-graduação na França.


AF – Alliance Française 
http://www.aliancafrancesa.com.br/
Cursos na França.

CAPES 
http://www.capes.gov.br/
O Ministério da Educação mantém mais de 1400 bolsistas no exterior através da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Todo ano são abertas inscrições para bolsas no exterior para doutorado e doutorado-sanduíche. A primeira é voltada para candidatos de comprovado desempenho acadêmico e que se dirijam a instituições de excelência e prestígio internacional, formando doutores em áreas nas quais se verifique carência de grupos consolidados no País. As bolsas para o doutorado-sanduíche são direcionadas para alunos de doutorado regularmente matriculados no Brasil em programas que tenham nota igual ou superior a 3 na avaliação da CAPES. Nessa modalidade o aluno de doutorado poderá realizar um estágio de até doze meses, como parte integrante de seu projeto de formação no Brasil. Também possui programas para especialização, mestrado e pós-doutorado.


CNPQ 
http://www.cnpq.br/

As bolsas oferecidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) no exterior são direcionadas somente para mestres e doutores (para ficar bem explicadinho: não adianta tentar bolsa para cursar graduação, mestrado ou MBA). Também são restritas às áreas que o Conselho considere carente ou altamente especializada. É preciso ficar atento aos editais, que definem as regras de concessão. Apesar do caráter restrito, o Conselho analisa projetos de pesquisa em áreas fora dos editais de pesquisadores vinculados a universidades e pode, excepcionalmente conceder auxílios.

FAPESP – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de 
São Paulo
http://www.fapesp.br/ 
Apesar de manter programas de bolsas para estudo no país que vão de iniciação científica a pós-doutorado, concede auxílio para a realização de atividades de pesquisa em instituição no exterior apenas para pesquisadores com título de doutor ou qualificação equivalente.

FAPERGS – Fundação de amparo à pesquisa do estado 
do Rio Grande do Sul 
http://www.fapergs.tche.br/
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) tem a finalidade de desenvolver a pesquisa em todas as áreas do conhecimento. É sua atribuição: promover a inovação tecnológica do setor produtivo, o intercâmbio e a divulgação científica, tecnológica e cultural; estimular a formação de recursos humanos, o fortalecimento e a expansão da infra-estrutura de pesquisa no Estado.


John Simon Guggenheim Memorial Foundation
http://www.gf.org/  
Oferece bolsas a intelectuais e artistas, para o aperfeiçoamento de pesquisas e criatividade, nos Estados Unidos, Canadá, América Latina e Caribe.

Organização das Nações Unidas  
http://www.un.org/ 
Programa da ONU para o Desenvolvimento no Brasil. 
Unicef – FAO – United Nations Population Found 
United Nations Industrial Development Organization – Unesco. 
 

CENDOTEC – Centro Franco-Brasileiro de Documentação 
Técnica e Cíentífica 
http://www.cendotec.org.br/

Universidades Irlandesas 
http://www.ci.com.br/faubai/links/irlanda/index.html

Education USA 
http://www.educationusa.state.gov

Estudos na Austrália 
http://www.studiesinaustralia.com/

Ficou alguma dúvida?

Tire todas as suas dúvidas e faça já sua matrícula na nossa Universidade