Miesperanza International University

Sociedade Psicanalítica Miesperanza

Projeto Educacional Profissional

FORMAÇÃO DE DOCENTES (Licenciatura)

RESOLUÇÃO N° 2 DE 26 DE JUNHO DE 1997 (MEC)

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE DOCENTES/Licenciatura em Filosofia

(reconhecida pelo MEC)

 

O Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes (R2) na área de Filosofia tem como fundamentação legal a Lei de Diretrizes e Bases (9.394/96) – que inclui a possibilidade de Programas Especiais de Formação Pedagógica; a regulamentação do Conselho Nacional de Educação, mediante a Resolução 02 de 26/06/1997; e o  Parecer CNE/CP n.º 5, de 4 de abril de 2006.

 

A oferta desse programa pelo MIESPERANZA em parceria com a FACEI – Faculdade Einstein, se destina aos profissionais portadores do título de Bacharel em Teologia ou Filosofia ou áreas afins que desejam atuar como professores de Filosofia nos anos finais do Ensino Fundamental e, sobretudo, no Ensino Médio, nível de ensino no qual a Filosofia se tornou disciplina obrigatória (Resolução nº 1, de 15 de maio de 2009).

 

Modalidade: Aulas semipresenciais com um encontro letivo por mês, com aulas presenciais num sábado, das 08h00 as 17h00, com intervalo para almoço.

 

Objetivos: Oportunizar a formação, pela complementação do processo de ensino-aprendizagem; e Legitimar a formação acadêmica em Filosofia, o que significa a obtenção de uma segunda graduação, LICENCIATURA EM FILOSOFIA.

 

Duração: 12 meses (um encontro mensal, máximo 02 faltas)

 

Professores: Especialistas, Mestres e Doutores

 

Avaliação: A avaliação das competências e habilidades dos estudantes dar-se=á de forma continuo-qualitativa, ao final de cada modulo/disciplina, por meio de confecção de uma resenha e/ou trabalho escrito (individual ou em grupo), exame de notório saber e trabalho final de conclusão do curso (monografia).

 

Documentos para a Matrícula:

– requerimento de inscrição

– certificado de reservista

– Historico e Diploma do curso de Graduação (cópia autenticada)

– Titulo de Eleitor com comprovação de votação

– comprovante de residência

– identidade, cpf e 3 fotos recentes

 

Material didático: Cada aluno será responsável pela compra do material didático deste curso, pois não estão incluídos nas mensalidades.

Publico Alvo: Bacharel em Teologia, Filosofia ou área afins que pretendem exercer o magistério da Filosofia.

PROGRAMA/Encontros

Todos os candidatos serão submetidos às seguintes etapas:

 

A avaliação por conteúdos é focada propriamente nos conteúdos desenvolvidos nos programas, centrada em tarefas prescritas e possui como parâmetros estabelecidos os objetivos de ensino.  Os Componentes Curriculares da Grade da FACEI são:

Componentes Curriculares

Modulo 1

Didatica Geral (60)

Organização e Funcionamento da Educação Básica (60)

Conteudo e Metodologia do Ensino Fundamental da Filosofia (90)

Metodologia da Pesquisa Cientifica (60)

Psicologia da educação (60)

Prática de Ensino – Estagio Supervisionado (150)

Modulo 2

Historia da Educação (60)

Politicas Publicas de Educação p/ a Educ Basica (60)

Conteudo e Metodologia do Ensino Medio de Filosofia (90)

Processos Educacionais para Jovens e Adultos (60)

Libras e Educação Especial (60)

Pratica de Ensino – Estagio Supervisionado (150)

 

Trabalho de Conclusão do Curso (T.C.C.): :  Para conclusão deste curso todos os alunos terão que entregar um artigo científico sobre um tema relacionado ao contexto epistemológico da Licenciatura em Filosofia

Certificação: Serão emitidos aos alunos que concluírem este curso satisfatoriamente o certificado DO programa especial de formação pedgogica de DOCENTES EM FILOSOFIA pela FACULDADE EINSTEIN (FACEI), credenciada pela Portaria MEC/SESu: 06,de 07/01/2008, publicada no Diário Oficial da União em 08/01/2008.

 

Com este certificado o Docente poderá atuar como professor nos últimos anos do ensino fundamental, nas serias do ensino médio e na educação profissional em nível médio do sistemas de ensino publico e particular.

 

ATENÇÂO – Além da Filosofia, temos o mesmo programa Especial de Formação de Docentes – R2 nas áreas da Historia, Pedagogia, Sociologia.

Pular para a barra de ferramentas