Miesperanza International University

Sociedade Psicanalítica Miesperanza

Programas Culturais

O projeto cultural é um instrumento técnico, estratégico e de comunicação com duração definida, objeto específico, recursos limitados e autonomia, cujo eixo central é a cultura. Seu objetivo é promover a cultura em toda e qualquer linguagem artística. Já o legado de um projeto cultural é o desenvolvimento de produtos artísticos culturais na forma de serviços, ações e resultados para a população.

O leque de produtos que podem ser desenvolvidos por meio de projetos culturais é imenso: edição de livro, produção de CD, pesquisa para publicação, restauração de museus, produção de filmes, organização de workshop, exposição de arte, apresentação de peça teatral e promoção de festival de música são alguns dos inúmeros exemplos do que se pode produzir.

Vale enfatizar que, Programas Culturais fazem parte de iniciativas importantes dentro do MIESPERANZA e visam complementar a formação do aluno, dando a ele um conhecimento da diversidade cultural do nosso país e do mundo e consequentemente formando um cidadão critico e criativo.

O ano de 2019 as escolas associadas ao PEA/UNESCO devem organizarem-se em seus projetos em torno dos quatro temas centrais do PEA, que são:

APRENDIZAGEM INTERCULTURAL, ou seja, propostas que estimulem o reconhecimento de outras culturas e coloquem os nossos alunos frente aos desafios da globalização.

PAZ E DIREITOS HUMANOS, uma das finalidades centrais que marcam o PEA desde sua criação, tema da cultura da paz e da defesa dos direitos humanos nao deve ser esquecida pelas escolas.

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, esta é a grande questão do planeta, que passa por todas as áreas do conhecimento e coloca em xeque os valores da civilização.

PRIORIDADES DAS NAÇÕES UNIDAS, ou seja, projetos que mostrem aos alunos, professores e a comunidade o conjunto de temas que justificam a existencia das Nações Unidas e expliquem o funcionamento da ONU e da UNESCO.

Profa. Myriam Tricate (Coordenadores Nacional PEA/Unesco)

Sendo participante do PEA – UNESCO, o MIESPERANZA estará desenvolvendo durante este ano atividades com os alunos, sendo voltadas para estes propósitos delimitados pela nossa Coordenadora Nacional.

O MIESPERANZA FOI RECONHECIDO EM OUTUBRO DE 2008 PELA UNESCO.As instituições que participam do Programa de Escolas Associadas da Unesco são as que preencheram os altos requisitos para tal, sendo selecionadas pela própria UNESCO para receberem o referido título, devendo ser escolas idôneas, bem conceituadas e que participam anualmente das atividades propostas pela UNESCO. Além dos projetos de cunho sociocultural que desenvolvem anualmente sobre tema e trabalhem dentro dos mesmos princípios de educação para a paz, são indicadas por pessoas de caráter. No caso do MIESPERANZA, foi a Vice-prefeita de Macaé, Marilena Garcia quem o fez, pois conheceu de perto a seriedade e dedicação social do MIESPERANZA. Para nós, tem sido um privilégio muito grande fazer parte deste projeto de Escolas Associadas da UNESCO.

 

O MIESPERANZA É REGISTRADO NO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO .  Muitos de nossos ex-alunos, já inseridos no mercado de trabalho, estão, dedicando-se a pesquisas, buscando assim, contribuir de forma cada vez mais eficaz para uma melhora significativa de nossa sociedade. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo. Além de participar do CNPq, a comunidade científica e tecnológica do país participa também em sua gestão e política por meio dos Comitês de Assessoramento, de Apoio Técnico -Cientifico, várias entidades de ensino, dentre elas o MIESPERANZA.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA OS MILITARES  –  O Ministério da Defesa (MD) e a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (CONFENEN), confirmam parceira, iniciada em 2005, por intermédio da celebração de um Termo de Cooperação, assinado em 10 de novembro de 2008, e os Termos da Adesão dos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica”.  O acordo aperfeiçoa o comprometimento entre a instituição acima, a fim de facilitar o acesso de militares e servidores civis do MD, ativos e inativos, seus dependentes e pensionistas nos nossos cursos, em todos os pólos do MIESPERANZA em todo o território nacional.

Os estabelecimentos de ensino, filiados a CONFENEN, mantém um convênio com o Ministério da Defesa, através de um  Termo de Cooperação nº09/2008-MD/CONFENEN – ano 2010 Aditivo, firmado junto a Organização Militar Cadastrante (OMC), pertencente aos Comandos Militares, existente na localidade ou região onde se situam.

O MIESPERANZA- Rio das Ostras no Pacto Global.   A Associação Educacional Cultural e Assistencial MIESPERANZA, é signatária do Pacto Global (Global Compact) firmado  com a Organização da Nações Unidas  (ONU) desde 13/05/2010, estando entre um limitado número de Instituições de Ensino Superior no Brasil que receberam o credenciamento da ONU para ser signatário do Pacto Global, colocando a Instituição e a Cidade de Rio das Ostras/RJ em evidência mundial.

O Pacto Global é uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Esse pacto pretende promover um diálogo entre empresas, organizações das Nações Unidas, organizações não-governamentais e demais parceiros, para o desenvolvimento de um mercado global mais inclusivo e sustentável.

 

Os principais objetivos do Pacto global são:

  • Massificação dos princípios de desenvolvimento do milênio.
    •    Ampliação da adesão de empresas em todo o mundo
    •    Apoio às empresas brasileiras para a implantação dos princípios
    •    Promoção de troca de experiências e aprendizado dos princípios do Pacto.

 

Para que esses objetivos sejam atendidos, busca-se a mobilização da comunidade por meio da adoção de dez princípios relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupção. A Associação Educacional, Cultural e Assistencial Miesperanza esta contribuindo para atingir esses Objetivos de desenvolvimento do Milênio.

 

O Pacto Global é um instrumento de livre adesão pelas empresas, sindicatos e organizações da sociedade civil. A entidade que adere ao pacto assume voluntariamente o compromisso de implantar os dez princípios em suas atividades cotidianas e prestar contas à sociedade, com publicidade e transparência, dos progressos que está realizando no processo de implantação dos princípios.

 

Entre as atividades desenvolvidas pelo MIESPERANZA dentro das atividades do Pacto Global destacam-se:

  • Projeto Profissionalização.
    •    Projeto gestante.
    •    Projeto Biodiversidade.
    •    Projeto reforço escolar.
Pular para a barra de ferramentas