Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Responsabilidade Social e Sustentabilidade

 

A Associação Educacional Cultural e Assistencial Miesperanza, tem criado condições para que os conceitos e as ações de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (Pacto Gliobal) estejam presentes nos planos de aulas e nas práticas de ensino, bem como na relação com as comunidades nas quais está inserida. Por meio de programas, projetos e ações planejadas, diversas práticas são orientadas e estimuladas para:

  • Difundir entre os estudantes a importância da dimensão social em suas formações profissionais;
  • Disponibilizar recursos e conhecimentos em prol do desenvolvimento da sociedade;
  • Fomentar a elaboração de planejamentos de aulas que busquem a interação permanente e sistemática com a realidade social.

 

Os projetos Sociais são o exercício da cidadania, pois envolvem as pessoas para além de seu campo de vivência, permitindo a transposição de barreiras e preconceitos em beneficio do outro. Eles são um meio para que haja maior conscientização do individuo diante do papel que ele desempenha na sociedade, além de despertar o sentimento de solidariedade.

Por isso, temos desenvolvido em diversos locais, além de Grupos de Estudos Científicos, Apoio a Escolas Carentes, Café Filosófico, os seguintes projetos:

1. QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE EMOCIONAL DA FAMÍLIA.

2. GRUPO DE APOIO E INTEGRAÇÃO AFETIVA;

3. FAMÍLIA: ENTRE A PENSADA E A VIVIDA;

4. CLINICA COMUNITÁRIA MIESPERANZA;

5. ALFABETIZAÇÃO DA FAMÍLIA.

O Projetos Culturais fazem parte de iniciativas importantes dentro da Instituição e visam complementar a formação do aluno, dando a ele um conhecimento da diversidade cultural do nosso país e consequentemente formar um cidadão critico e criativo.

Eis alguns desses projetos:

  1. Apoio a Escolas Carentes;
  2. Acampamento Ecológico;
  3. Campeonato de Surfing, Skates e Esportes Radicais;
  4. Programas para a Paz Mundial;
  5. Projeto para Gestantes;
  6. Grupos de Estudos Científicos;
  7. Projetos para mulheres vitimadas e menores carente.

Todos os projetos desenvolvidos pelos vários Centros Avançados do Miesperanza, em uma perspectiva de interdisciplinaridade, têm consolidado, ao longo dos anos, o compromisso social do MIESPERANZA com a Sociedade onde está inserida e com a luta por uma Sociedade mais igualitária, mais justa e mais democrática.

PROJETO: PEA UNESCO

O MIESPERANZA foi reconhecido pela UNESCO no mês de Outubro de 2008.

As instituições que participam do Programa de Escolas Associadas da Unesco são as que preencheram os altos requisitos para tal, sendo selecionadas pela própria UNESCO para receberem o referido título, devendo ser escolas idôneas, bem conceituadas e que participam anualmente das atividades propostas pela Unesco (esse ano de 2018 está sendo o Ano da Diversidade Cultural e o diálogo intercultural.

Informações sobre Projetos e Atividades a serem realizadas de fevereiro a dezembro de 2018:

  • (1) Título do Projeto / Atividade: PROJETO MULTICULTURAL
  • Tema(s) abordado(s): Diversidade dos Grupos Sociais na Escola
  • Sinopse (breve descrição das intenções educativas e objetivo do(s) projeto(s)

As escolas caracterizam-se por uma enorme diversidade onde a troca de saberes e experiência marca o dia-a-dia escolar. Perante esta escola de massas é fundamental que os agentes educativos saibam lidar com a diferença, definam como finalidades primordiais a integração dos alunos e promovam o respeito pelo Outro. Para isso, é essencial que se definam finalidades que visem a promoção da escola de todos e para todos, ou seja, uma escola inclusiva que garanta o direito à diferença, construindo percursos escolares alternativos, e forneça a oportunidade de enriquecer o currículo com atividades que promovam o respeito pela diversidade dos grupos sociais (César, 2003, 2009).

  • (2) Título do Projeto / Atividade: MURAL INTERCULTURAL
  • Tema(s) abordado(s): Olhar a Escola
  • Sinopse (breve descrição das intenções educativas e objetivo do(s) projeto(s)

Os elementos do projeto envolverão a elaboração de um regulamento para o concurso de fotografia “Olhar a Escola”, tal como previsto no projeto inicial do Mural Intercultural. As fotografias não poderão conter rostos e devem expressar o sentimento de cada um sobre a escola. Após a autorização do concurso, procedemos à sua divulgação através da página do projeto no facebook, bem como a afixação de cartazes na escola. As fotos mais votadas poderão servir de suporte a iniciativas apresentadas pelo projeto, nomeadamente, a ilustração das notícias de divulgação dos “workshops”

  • (3) Título do Projeto / Atividade: DIVERSIDADE CULTURAL
  • Tema(s) abordado(s): Organização de Debates e Workshops
  • Sinopse (breve descrição das intenções educativas e objetivo do(s) projeto(s)

no que diz respeito à multiculturalidade – o Dia da Cidadania nas Escolas e o Dia Mundial para a Diversidade Cultural e para o Diálogo e o Desenvolvimento. O grupo de alunos do projeto deverá dinamizar um conjunto de atividades para esses dias.

Além dos projetos de cunho sociocultural que desenvolvem anualmente sobre tema e trabalham dentro dos mesmos princípios de educação para a paz, são indicadas por pessoas de caráter. No caso do MIESPERANZA, foi a Vice-prefeita de Macaé, Marilena Garcia quem o fez, pois conheceu de perto a seriedade e dedicação social do MIESPERANZA.

É um privilégio muito grande para nós fazer parte deste projeto de Escolas Associadas da UNESCO.

A Associação Educacional Cultural e Assistencial MIESPERANZA, é signatária do Pacto Global (Global Compact) firmado com a Organização da Nações Unidas (ONU) desde 13/05/2010, estando entre um limitado número de Instituições de Ensino Superior no Brasil que receberam o credenciamento da ONU para ser signatário do Pacto Global, colocando a Instituição e a Cidade de Rio das Ostras/RJ em evidência mundial.

O Pacto Global é uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Esse pacto pretende promover um diálogo entre empresas, organizações das Nações Unidas, organizações não-governamentais e demais parceiros, para o desenvolvimento de um mercado global mais inclusivo e sustentável.

Os principais objetivos do Pacto Global são:

  • Massificação dos princípios de desenvolvimento do milênio.
  • Ampliação da adesão de empresas em todo o mundo.
  • Apoio às empresas brasileiras para a implantação dos princípios.
  • Promoção de troca de experiências e aprendizado dos princípios do Pacto.

Para que esses objetivos sejam atendidos, busca-se a mobilização da comunidade por meio da adoção de dez princípios relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupção, quando a Associação Educacional Cultural e Assistencial Misperanza estar contribuindo para atingir os Objetivos de desenvolvimento do Milênio.

O Pacto Global é um instrumento de livre adesão pelas empresas, sindicatos e organizações da sociedade civil. A entidade que adere ao pacto assume voluntariamente o compromisso de implantar os dez princípios em suas atividades cotidianas e prestar contas à sociedade, com publicidade e transparência, dos progressos que está realizando no processo de implantação dos princípios.

Entre as atividades desenvolvidas pelo MIESPERANZA dentro das atividades do Pacto Global destacam-se:

  • Projeto Profissionalização.
  • Projeto gestante.
  • Projeto Biodiversidade.
  • Projeto reforço escolar.

O Relatório do Período de 2016 a 2018 está na pagina do Pacto Global e pode ser visto “neste local“.

PROGRAMAS DE BOLSAS

Bolsas de extensão

O Programa de bolsas de extensão proporciona a interação entre a Universidade e a comunidade, atendendo às suas demandas e oportunizando aos acadêmicos e servidores a atuação no meio comunitário, incentivado com o pagamento de bolsa.

São exemplos de extensão, os trabalhos realizados pelos estudantes dos diversos cursos nas clínicas e no ambulatório, como também as atividades dos acadêmicos em diversas areas de atuação.

As bolsas para participação em projetos de extensão comunitária permitem a redução dos valores das mensalidades para os acadêmicos que participam de projetos de relevância social, ambiental, cultural ou econômica e desenvolvidos pela Universidade.

As bolsas de Estudo serão integrais, correspondendo a 100% de isenção para os candidatos beneficiados e estarão disponíveis em quantidade equivalente a 10% (dez por cento) das vagas de cada curso, a estudantes ingressantes nos mesmos.

Os estudantes serão selecionados através de critérios sócio-econômicos e de desempenho acadêmico. Para tanto, deverão disponibilizar as informações no ato da sua inscrição. Além das informações prestadas no ato de inscrição, outros dados poderão ser solicitados e/ou verificados pelo Grupo Gestor do Programa de Bolsas de Estudo para confirmação de informações desse critério.

Demonstrativo de Bolsas – 2016/2018

MODALIDADES                       GLA        Quantidade       Valor em R$

Bolsa Iniciação Cientifica        BIC                 83                     12.664,00

Bolsa de Monitoria                   BM                   5                       6.294,00

Bolsa de Extensão                     BE                   4                        3. 525,00

Bolsa deTrabalho                      BT                    5                        3.041,00

TOTAL                                                                 97                     24.524,00

As bolsas são avaliadas por uma comissão especial, onde existem critérios especificos para concessão dessas bolsas. Os alunos interessados em participar do Programa deverão consultar as deliberações e os editais da escola.

Havendo interesse, entre em contato: secretaria@miesperanza.org.br