Escolas Associadas ao Miesperanza International

Neste Projeto Internacional de Escolas Associadas ao Miesperanza Internacional temos como enfoque elevar o crescimento da qualidade de ensino da Psicanálise, bem como a elevação no nível educacional do estudante da formação em Psicanálise para que se mantenha um padrão de qualidade mínimo exigido pelas novas tendências educacionais para o Exercício da Psicanálise na Contemporaneidade.   Assim, podemos manter uma maior credibilidade em relação a formação e ao exercício da psicanalise, buscando a excelência no exercício da Psicanálise

ESCOLAS ASSOCIADAS

Missão e Objetivos


Neste Projeto Internacional de Escolas Associadas ao Miesperanza Internacional temos como enfoque elevar o crescimento da qualidade de ensino da Psicanálise, bem como a elevação no nível educacional do estudante da formação em Psicanálise para que se mantenha um padrão de qualidade mínimo exigido pelas novas tendências educacionais para o Exercício da Psicanálise na Contemporaneidade.   Assim, podemos manter uma maior credibilidade em relação a formação e ao exercício da psicanalise, buscando a excelência no exercício da Psicanálise.


RECONHECIMENTOS PARA ACREDITAÇÃO

Critérios Específicos do Programa de ESCOLAS ASSOCIADAS.

Tanto no Brasil quanto nos demais países do mundo, a Psicanálise é exercida livremente (não é regulamentada), contudo, sempre regidos por critérios éticos bastante rígidos e bem definidos.

A legislação brasileira regulamentou a categoria Curso Livre, que atende público a partir do nível fundamental, com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho (ex: informática, atendimento, secretariado, webdesign ou nas áreas do Direito, Medicina, Engenharias, Psicanálise… etc).  Não existe legislação específica que regulamente estes cursos. Os cursos livres não são passíveis de regulação por parte do Ministério da Educação. Desse modo, a oferta desses cursos não depende de atos autorizativos por parte deste Ministério, quais sejam: credenciamento institucional, autorização e reconhecimento de curso.

Os cursos livres têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002, a Lei nº 9.394/96 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97).

As escolas que oferecem este tipo de curso têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97).

Os certificados de Psicanálise emitidos pelo SPM E/OU ESCOLAS AFILIADAS, TEM QUE SER PUBLICADOS NO DIARIO OFICIAL para que tenha validade nacional ou REGISTRADOS EM CARTÓRIO e PRECISAM TER NO MINIMO 1.900 hs/a de estudo + Estagio Supervisionado + Análise Didática + pesquisa.

A GRADE CURRICULAR das ESCOLAS AFILIADAS TEM QUE SER A GRADE OFICIAL DO MIESPERANZA.  Não aceitamos GRADES CURRICULARES diferentes da adotada pelo SPM.

NÃO EXISTE “PSICANALISE CRISTÔ, “nem tampouco ‘PSICANALISE BIBLICA” e muito menos “PSICANALISE RELIGIOSA”, mas sim – PSICANALISE.  Para Sigmund Freud, a psicanálise deveria ser confiada a uma corporação de leigos que ”não teriam a necessidade de ser médicos nem teriam o direito de ser padres”.

“Por outro lado, chamamos a atenção das escolas para o fato de que também não existe “PSICANALISE CLINICA” Somente os cursos de PSICOLOGIA e MEDICINA têm especialidades na “ clinica”.   No caso da PSICANALISE, segundo a legislação do Ministério do Trabalho, só encontramos os termos PSICANALISE ou ANALISTA (2515 – 50 Psicanalista – Analista – psicanálise).

O PSICANALISTA não E DOUTOR, a menos que tenha um curso de pós graduação strictu sensu – DOUTORADO em qualquer área.  Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, somente deverá ser chamado de doutor quem concluiu satisfatoriamente o curso acadêmico de doutorado. Ou seja, doutor é um título acadêmico e não um pronome de tratamento.

O aluno para matricular-se no curso de formação em psicanálise, deve ter curso superior completo ou estar no ultimo ano do curso superior e concluí-lo antes de concluir a formação.

  • O Curso superior, deve ser reconhecido pelo MEC.
  • Os alunos com curso de Bacharel em Teologia livre, não podem fazer a formação, porque precisam reconhecer seus cursos livres no MEC, através do Programa de Integralização de Créditos. 
  • O Aluno, ao ser matriculado na escola AFILIADA, deve imediatamente, ser cadastrado na sede da SPM, para efeitos legais e regimentais.
  • A Formação Psicanalítica baseia-se no tripé freudiano constituído principalmente por análise/individual didática pessoal, participação da formação teórica, workshops e supervisões (estagio supervisionado).

As Escolas AFILIADAS deverão tomar como base, para a formação os seguintes documentos:

1. MANUAL DE REGULAMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO EM PSICANALISE.

2. CODIGO DE ETICA PSICANALITICA DA SPM.

3. MANUAL DE ANALISES DIDATICAS.

4. MANUAL DE DIÁRIO DE BORDO.

5. MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

6. MANUAL DE GRUPOS DE ESTUDOS.

  • As escolas AFILIADAS, somente deverão, autorizar que ANALISTAS DEVIDAMENTE CREDENCIADOS pelo Miesperanza, façam as análises didáticas dos seus alunos.

DOCUMENTOS REQUERIDOS PARA PARTICIPAR NO PROGRAMA DE AFILIADOS:

1. CNPJ (secretaria da receita federal);

2. ALVARA DE FUNCIONAMENTO (Prefeitura);

3. PROJETO POLITICO PEDAGOGICO (grade curricular, compatível com as diretrizes de formação do Miesperanza);

4. Coordenador de Curso (com formação em psicanálise e devidamente filiado a sociedade psicanalítica);

5. Autorização para funcionamento (emitido pela Sociedade Psicanalítica),

6.  Coordenador Pedagógico (com formação em pedagogia e que conheça o processo de formação.  A SPM deverá ter documentação deste coordenador);

7.  Um corpo docente capacitado, pois não traduz credibilidade um curso onde o professor é uma única pessoa.  Deverá ser enviado para a SPM currículo vitae de cada professor.  O MIESPERANZA tem um banco de dados dos professores oficiais, estes professores estão cadastrados no CNPQ e são PESQUISADORES INSTITUCIONAIS OFICIAIS.

8.  A documentação dos alunos devidamente organizada em pastas (ou caixas).  De acordo com a legislação atual de ensino, lembrando-se de que o registro destes alunos deve ser feito no SPM no momento da matrícula do mesmo;

9.  Um livro de registro (para registro de visitas do Ministério Publico Federal, SPM e diversas fiscalizações).

10. Quadro de Horários periódicos, lembrando-se de que as aulas precisam ser presenciais ou semipresenciais.  Não há nenhuma orientação LEGAL para curso de formação em psicanálise em regime de EAD.


DO USO DE IMAGENS (LOGOS) E DEPOIMENTOS

O AFILIADO estará autorizado a utilização do logo da SPM e do programa de AFILIADOS, durante a vigência do presente contrato, sempre comunicando previamente a SPM qualquer publicidade que for feita utilizando o logo da SPM.

O AFILIADO deverá usar e fazer referência as logos da ACREDITADAS, desde que seja utilizado conforme contrato assinado entre o MIESPERANZA e o AFILIADO.

O AFILIADO confereo uso de suas imagens e depoimentos exclusivamente à SPM, obrigando-se à SPM a não autorizar para terceiros a utilização dos mesmos, salvo se autorizados previamente e por escrito pelo AFILIADO.

SETADIRJ (Silva Jardim/RJ)   Localizado na  Rua: José Duarte Oliveira Filho nº120 – Silva Jardim/RJ. Coord. dr. Narciso Lopes da Silva, Tel.: (22) 2668-8975 / 98126-2166. E-mail: setadirj@gmail.com.

APEP – ACADEMIA PSICANALÍTICA DE ENSINO E PESQUISA LTDA (Jacarepaguá/Rio/RJ)  Localizado na  Rua: Jales nº 100 – Anil – Jacarepagua/RJ. Direção.: dra. Judithe Fasolin Zanatta. E-mail: drajudithepsicanalise@gmail.com. Tel.: (21) 2447-8386.

CEPTEP – CENTRO DE ESTUDOS PSICANALITICOS TEOL EDUC E PEDAG LTDA (Cuiabá/MS). Localizado na Rua: Dezoito S/N Qd. 27 CA 13 – Morada do Ouro. Direção.: dr. Carlos Alberto de Souza Silva. E-mail: rvcssilva@hotmail.com.Tel.: (65) 3644-2462.

INSTITUTO KOINONIA DE PSICANÁLISE—GETSEMANE (Belo Horizonte/MG). Localizado na Rua: Cassiano Campolina nº 360 – Bairro Dona Clara. Direção.: dr. Francis Bittencourt Oliveira. E-mail: fbo.psicanalise@hotmail.com. Tel.: (31) 3448-9898 / 9276-1290.

INSTITUTO BITTENCOURT de PSICANALISE (Juiz de Fora/MG).  Localizado na  Rua: Paulino Vaz de Melo, 193 – Dona Clara – Belo Horizonte/MG. Direção: Dr. Francis Bittencourt Oliveira. E-mail: fbo.psicanalise@hotmail.com. Tel.: (31) 3448-9898 / 9276-1290.

GAEP – GRUPO ACADEMICO DE ESTUDOS PSICANALITICOS (Belo Horizonte/MG) & CLINICA ESCOLA DE PSICANALISE (Belo Horizonte/MG).  Localizado na  Rua: Cassiano Campolina nº 360 – Bairro Dona Clara. Direção.: dr. Francis Bittencourt Oliveira. E-mail: fbo.psicanalise@hotmail.com. Tel.: (31) 3448-9898 / 9276-1290

NOVAS ESCOLAS – 2018/2019

  1. EPISTEME ESCOLA DE PSICANALISE (Norte de Minas/MG) sob a liderança do Psic. Eugerson Novaes.
  2. SCIENTIA & PSYKHE ASSESSORIA TREINAMENTO E RECICLAGEM (Itapemirim e Sul do Espirito Santo-ES) sob a liderança do Psic. Romario Soares do Nascimento.
  3. INSTITUTO CIENTIFICO E TECNOLÓGICO OSCAR PFISTER (Região dos Lagos/RJ) sob a liderança da Dra. Lydia Ribeiro Mesquita.
A acessibilidade é importante — não se esqueça dos atributos alt de imagem

Você gostaria de conhecer mais sobre o PROJETO DE ESCOLAS ASSOCIADAS e como participar, então entre em contato conosco.

secretaria@miesperanza.org.br

WhatsApp: (22) 997623273

Se você quiser saber mais sobre como encontrar uma ESCOLA para dar início a sua formação, entre em contato conosco.


Obrigado por visitar-nos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *