A SPM abre Consulta Pública sobre atendimento psicanalítico por vias digitais

Contribua para aperfeiçoar a minuta de resolução que normatiza a atuação do Psicanalista da Sociedade Psicanalítica Miesperanza, por vias digitais.


A Sociedade Psicanalítica Miesperanza, através da sua diretoria executiva, disponibiliza consulta pública sobre atendimento psicanalítico por vias digitais.  O documento propõe diretrizes para atuação do Psicanalista na sua prática clínica, disponibilizando ou não atendimento por vias digitais, a fim de assegurar uma assistência competente e resolutiva.

A atuação do Psicanalista é imprescindível para a promoção, prevenção, manutenção e reabilitação em saúde mental.  O CFP já se posicionou sobre isso, assim como diversas sociedades psicanalíticas também o fizeram.  Considerando as evoluções contemporâneas na área das tecnologias, se faz necessária a revisão da normatização da atuação do Psicanalista por meio de uma resolução específica, atual e que proporcione segurança em todos os sentidos a categoria.

Até o presente momento, a resolução que se encontra em vigor veta a possibilidade de atendimento por meio de vias digitais aos psicanalistas filiados a Sociedade Psicanalítica Miesperanza. Seguem as palavras do Código de Ética da Sociedade Psicanalítica Miesperanza que falam sobre o tema:

A Sociedade Psicanalítica Miesperanza não endossa procedimentos clínicos realizados através de meios eletrônicos por entender que não cumprem com os requisitos conceituais e éticos necessários ao estabelecimento da transferência, tal como a postularam Sigmund Freud e Jacques Lacan, pois este conceito implica operações lógicas que não estão ao alcance da ordem relacional estabelecida pelos meios eletrônicos. (Código de Ética Sociedade Psicanalítica Miesperanza. 2016. P.15).

Profissionais, estudantes em formação e a sociedade em geral poderão acessar a consulta pública até 10 de Outubro, no site do MIESPERANZA, bem como o resultado parcial e no final o parecer da  COMISSÃO DE ETICA DA SPM + DIRETORIA.

Para participar, é necessário encaminhar a sua opinião, bem fundamentada (A luz da teoria e prática psicanalítica), para o e-mail da SPM (spm@miesperanza.org.br) e assim contribuirá para o aperfeiçoamento do trabalho dos Psicanalistas da SPM.  A seguir, encaminhamos o modelo da votação:

Queremos deixar bem claro, que só serão encaminhados para a COMISSÃO DE ÉTICA E DIRETORIA, as respostas que venham com uma fundamentação psicanalítica, pois esta é uma decisão muito importante que afetará todos os psicanalistas filiados a SPM.  As respostas sem fundamentação psicanalítica somente serão computadas afim de dados auxiliares para a avaliação final da Comissão.

As colaborações serão avaliadas e consolidadas pela Comissão de Ética e Diretoria Executiva da SPM e as conclusões serão levadas ao plenário da SPM para serem incluídas no código de ética da SPM.

Lembre-se, esta é uma decisão muito importante para os psicanalistas da Sociedade Psicanalítica Miesperanza, portanto levem bem a sério sua participação.

EM TEMPO: Caso você não tenha ainda um exemplar do código de ética da SPM, favor solicitar na resposta que a SPM encaminhará para você em PDF.

Muito Obrigado pela sua participação e até breve

Dr. Zilmar Ferreira Freitas, Diretor Executivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *