spm@miesperanza.org.br

Sistema Filosofico e Paranóia

Lacan e Foucalt: conjunções, disjunções e impasses

A intenção primordial deste ensaio é apreender e delinear a interlocução que foi estabelecida entre o discurso psicanalítico de Jacques Lacan e o discurso filosófico de Michel Foucault.

A condição concreta de possibilidade deste texto é o reconhecimento preliminar de que esta interlocução ocorreu, em diferentes momentos e em diversos tempos de suas trajetórias intelectuais, nas quais se produziram certamente inflexões entre as duas ordens discursivas em pauta, marcadas que foram paradoxalmente tanto pela conjunção quanto pela disjunção e pelo impasse. Portanto, não se pode perder de vista a existência efetiva desta multiplicidade de efeitos presentes nesta interlocução estabelecida entre estas diferentes ordens discursivas

Autores: Joel Birman e Christian Hoffmann

RESULTADO DA CONSULTA PUBLICA SOBRE ANALISES PELA INTERNET

Escolas Associadas ao Miesperanza International

Neste Projeto Internacional de Escolas Associadas ao Miesperanza Internacional temos como enfoque elevar o crescimento da qualidade de ensino da Psicanálise, bem como a elevação no nível educacional do estudante da formação em Psicanálise para que se mantenha um padrão de qualidade mínimo exigido pelas novas tendências educacionais para o Exercício da Psicanálise na Contemporaneidade.   Assim, […]

A psicanálise é uma ciência?

Christian Ingo Lenz Dunker Em 1784 o rei Luiz XVI nomeou uma comissão da Academia Francesa de Ciências para investigar fenômenos de cura promovidos em nome do “magnetismo animal”, certa forma de energia semelhante à eletricidade, presente nos corpos animados, cujo desequilíbrio causaria doenças. Benjamin Franklin, Antoine Lavoisier e Joseph-Ignace Guillotin, tendo à frente o […]

Programa De Qualidade de Vida e Capacitação Emocional na Escola

É com muita alegria que compartilhamos com todos nosso primeiro contato com o projeto “Programa De Qualidade de Vida e Capacitação Emocional na Escola”, realizado no dia 17 de abril de 2018 na escola estadual de ensino fundamental e médio Leopoldino Rocha, de Itaipava – Itapemirim/ES. Estaremos durante todo o ano desenvolvendo atividades com o […]

De Freud a Lacan

Pretende-se, com este artigo, discutir a especificidade do objeto da angústia, declarado como inexistente por Freud. Com a formulação teórica estabelecida por Lacan em 1962/1963 de um objeto conceitual que escapa a toda significação e apreensão imaginária, essa discussão tomou novos contornos. Trata-se do conceito de objeto a, um objeto constituído de pura falta, decorrente […]

Pular para a barra de ferramentas