Miesperanza

7International

Parcerias Internacionais

O MIESPERANZA    

O MIESPERANZA- no Pacto Global.

A Associação Educacional Cultural e Assistencial MIESPERANZA, é signatária do Pacto Global (Global Compact) firmado  com a Organização da Nações Unidas  (ONU) desde 13/05/2010, estando entre um limitado número de Instituições de Ensino Superior no Brasil que receberam o credenciamento da ONU para ser signatário do Pacto Global, colocando a Instituição e a Cidade de Rio das Ostras/RJ em evidência mundial.

O Pacto Global é uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Esse pacto pretende promover um diálogo entre empresas, organizações das Nações Unidas, organizações não-governamentais e demais parceiros, para o desenvolvimento de um mercado global mais inclusivo e sustentável.

Os principais objetivos do Pacto global são:

  • Massificação dos princípios de desenvolvimento do milênio.
  • Ampliação da adesão de empresas em todo o mundo
  • Apoio às empresas brasileiras para a implantação dos princípios
  • Promoção de troca de experiências e aprendizado dos princípios do Pacto

Para que esses objetivos sejam atendidos, busca-se a mobilização da comunidade por meio da adoção de dez princípios relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupção, quando a Associação Educacional Cultural e Assistencial Misperanza estar contribuindo para atingir os Objetivos de desenvolvimento do Milênio.

O Pacto Global é um instrumento de livre adesão pelas empresas, sindicatos e organizações da sociedade civil. A entidade que adere ao pacto assume voluntariamente o compromisso de implantar os dez princípios em suas atividades cotidianas e prestar contas à sociedade, com publicidade e transparência, dos progressos que está realizando no processo de implantação dos princípios.

Entre as atividades desenvolvidas pelo MIESPERANZA dentro das atividades do Pacto Global destacam-se:

  • Projeto Profissionalização.
  • Projeto gestante.
  • Projeto Biodiversidade.
  • Projeto reforço escolar.

 

 Veja Aqui Mais Informações

 


 O MIESPERANZA FOI RECONHECIDO EM OUT/2008 PELA UNESCO

 

 As instituições que participam do Programa de Escolas Associadas da Unesco são as que preencheram os altos requisitos para tal, sendo selecionadas pela própria UNESCO para receberem o referido título, devendo ser escolas idôneas, bem conceituadas e que participam anualmente das atividades propostas pela Unesco (esse ano de 2009 foi o ano da Astronomia). 

Além dos projetos de cunho sociocultural que desenvolvem anualmente sobre tema e trabalhem dentro dos mesmos princípios de educação para a paz, são indicadas por pessoas de caráter. No caso do MIESPERANZA, foi a Vice-prefeita de Macaé, Marilena Garcia quem o fez, pois conheceu de perto a seriedade e dedicação social do MIESPERANZA. É um privilégio muito grande para nós fazer parte deste projeto de Escolas Associadas da UNESCO.    


 Veja Mais Informações Aqui...

 

 

 

 

Bem vindo ao site Miesperanza

 

 

Projetos Sociais

 

Os projetos sociais desenvolvidos pelos vários cursos do Miesperanza, em uma perspectiva de interdisciplinaridade, têm consolidado, ao longo dos anos, o compromisso social do MIESPERANZA com a sociedade onde está inserida e com a luta por uma sociedade mais igualitária, mais justa e mais democrática.

 

Os projetos Sociais são o exercício da cidadania, pois envolvem as pessoas para além de seu campo de vivência, permitindo a transposição de barreiras e preconceitos em beneficio do outro.  Eles são um meio para que haja maior conscientização do individuo diante do papel que ele desempenha na sociedade, além de despertar o sentimento de solidariedade.

Por isso, temos desenvolvido em diversos locais, além de Grupos de Estudos Científicos, apoio a escolas carentes, os seguintes projetos:

1. QUALIDADE DE VIDA E SAUDE EMOCIONAL DA FAMILIA.

2. GRUPO DE APOIO E INTEGRAÇÃO AFETIVA;

3. FAMILIA: ENTRE A PENSADA E A VIVIDA;

4. CLINICA COMUNITÁRIA MIESPERANZA;

5. ALFABETIZAÇÃO DA FAMILIA.


 

Projetos Culturais

Projetos culturais fazem parte de iniciativas importantes dentro da escola e visam complementar a formação do aluno, dando a ele um conhecimento da diversidade cultural do nosso país e consequentemente formar um cidadão critico e criativo.

 

 

Eis alguns desses projetos:

1. Apoio a Escolas Carentes

2. Aampamento Ecológico;

3. Campeonato de Surfing, Skates e Esportes Radicais;

4. Programas para a Paz Mundial;

5. Projeto para Gestantes;

6. Grupos de Estudos Científicos;

7. Projetos para mulheres vitimadas e menores carente.


 

O MIESPERANZA É REGISTRADO NO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

Muitos de nossos ex-alunos, já inseridos no mercado de trabalho estão, dedicando-se a pesquisas, buscando assim, contribuir de forma cada vez mais eficaz para uma melhora significativa de nossa sociedade. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo. Além de participar do CNPq, a comunidade científica e tecnológica do país participa também em sua gestão e política por meio dos Comitês de Assessoramento, de Apoio Técnico -Cientifico, várias entidades de ensino, dentre elas o MIESPERANZA.


 

A REBRATES, utilizando de estratégia inovadora, baseou toda a sua atuação em grupos de trabalho voluntário, compostos por representantes de inúmeras entidades que se tornaram parceiros responsáveis por projetos em desenvolvimento. Hoje a REBRATES viabiliza diversos programas. Consolidou o portal, imprescindível instrumento de comunicação. Visando a inclusão digital, está ampliando o número de redes hospedadas. Procura aglutinar o 2º e o 3º setores, sensibilizar o 1º setor. Cadastra entidades, vem conseguindo novas parcerias, prepara-se para a capacitação de pessoas através de cursos à distância, estabelece intercâmbio de informações, engaja-se em campanhas nacionais de prevenção etc. 

O resultado dessa atuação tem sido bastante satisfatório e muito palpável.


 

O MIESPERANZA está na rede RTS. O RTS Mobiliza o conjunto de organizações não-governamentais, movimentos sociais, regionais ou nacionais que representa e o MIESPERANZA faz parte desta rede.  

O MIESPERANZA está na rede FBOMS. O FBOMS tem como missão, a unificação entre as questões sócio-econômicas e ambientais na busca de um desenvolvimento sustentável, com a finalidade de atingir uma sociedade mais justa, eqüitativa e ambientalmente correta.”  


 

Programa de Bolsas                   

O MIESPERANZA, caracterizada pelo compromisso social, oferece, por intermédio das instituições educacionais mantidas, um programa de bolsas de estudo abrangendo diversas modalidades, em conformidade com a legislação vigente.

O Programa tem como objetivo principal assistir os alunos, ajudando a custear seus estudos, enquanto estiver regularmente matriculado em um dos cursos oferecidos pelo MIESPERANZA.

 As bolsas de Estudo serão integrais, correspondendo a 100% de isenção para os candidatos beneficiados e estarão disponíveis em quantidade equivalente a 10% (dez por cento) das vagas de cada curso, a estudantes ingressantes nos mesmos.

Os estudantes serão selecionados através de critérios sócio-econômicos e de desempenho acadêmico. Para tanto, deverão disponibilizar as informações no ato da sua inscrição. Além das informações prestadas no ato de inscrição, outros dados poderão ser solicitados e/ou verificados pelo Grupo Gestor do Programa de Bolsas de Estudo para confirmação de informações desse critério.

Demonstrativo de Bolsas – 2013/2014 

MODALIDADES                      GLA      Quantidade            Valor em R$ 

Bolsa Iniciação Cientifica         BIC              83                      6.664,00

Bolsa de Monitoria                   BM                5                      2.294,00

Bolsa de Extensão                  BE                  4                      1. 525,00

Bolsa deTrabalho                    BT                  5                     1.041,00

TOTAL                                                         97                   11.524,00

As bolsas são avaliadas por uma comissão especial, onde existem critérios especificos para concessão dessas bolsas. Os alunos interessados em participar do Programa deverão consultar as deliberações e os editais da escola.

Havendo interesse, entre em contato:  secretaria@miesperanza.org.br 

Política de cookies

Este site utiliza cookies para armazenar informações no seu computador.

Você aceita?

874-807-0014